quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A iluminação em ambientes empresariais


No post de hoje: Dicas de iluminação para ambientes empresariais, principalmente escritórios!
Para garantir o conforto visual é importante que dentro do ambiente de trabalho as superfícies, paredes, tetos, bancadas, tela de computador sejam foscas, evitando a reflexão. Evite posicionar o computador perto de janelas e use luminárias com proteção adequada, impedindo o ofuscamento.
Neste ambiente os computadores estão voltados para a janela, mas possuem uma divisória da na cor preta para evitar o ofuscamento da luz do sol.
É interessante ter um espaço de descanso para a visão como uma janela que dê para uma paisagem, e se isso não for possível, um jardim interno ou aquário são recursos que podem ser utilizados, pois o cérebro necessita mudar o foco olhando para paisagens a mais de 6 metros e a relação com os elementos naturais como água, vegetação, é importante para nosso bem-estar psíquico.

Assim, um bom projeto de iluminação é imprescindível para obtenção do conforto visual dos usuários do ambiente. Deve-se primeiramente tirar partido da iluminação natural, pois além de ser mais sustentável em termos de energia, ela evita a depressão.  Isso porque nós seres humanos dependemos da exposição à luz solar para ativar inúmeras funções fisiológicas em um período de 24h. Por isso, pessoas que vivem em ambientes climatizados e iluminados artificialmente sentem as mudanças de humor e comportamental, que é chamada de SAD (Seasonal Affective Disorder) ou Desordem Emocional Sazonal. A luz natural é importante também para produção da vitamina D, sem a qual o cálcio não é devidamente absorvido pelo organismo. 

O projeto de iluminação varia de acordo com cada região, é analisado o clima, tipo de céu, nebulosidade, temperatura o que influencia no tipo de luz e na quantidade de luz solar durante o ano. A partir destes dados faz-se o planejamento das aberturas, tamanho das janelas e tipo de abertura: zenital, peles de vidro, aberturas verticais ou horizontais. 
O ambiente com iluminação direta pode causar ofuscamento, neste caso poderiam ser utilizadas cortinas.
A iluminação natural deve ser utilizada com cautela para não tornar o ambiente ofuscante, com muita claridade, o que torna as pessoas irritadiças, e também para não deixar o ambiente muito aquecido através da insolação direta, o que pode ser evitado utilizando artifícios arquitetônicos, como por exemplo, brises, vidros especiais ou ventilação cruzada.
Exemplo onde há mistura de iluminação artificial e iluminação natural proporcionada pelos panos de vidro da fachada.
 No entanto, é necessária a mescla dos dois tipos de iluminação, a natural e a artificial, pois haverão dias chuvosos e nublados no qual a iluminação natural não será suficiente.  A iluminação artificial é pensada de acordo com as atividades que serão realizadas naquele local.
O projeto luminotécnico é um trabalho específico que exige muito detalhamento e para tal é necessário o conhecimento de conceitos luminotécnicos como: tipo de lâmpadas, luminárias e ter sensibilidade quanto aos aspectos psicológicos gerados pela luz nas pessoas.
Em ambientes empresarias a luz branca é a mais adequada, leia abaixo os motivos.
 A temperatura de cor das lâmpadas, ou a cor da luz que ela emite, também serve para estimular algumas sensações. Como as lâmpadas com tons branco-amareladas que trazem a sensação de aconchego e relaxamento. O uso desse tipo de luz é recomendado quaisquer lugares onde se deseja obter a sensação de conforto e tranquilidade, tais como: residências, hall de entrada, bares, restaurantes sofisticados.
As lâmpadas com tonalidades branco-azuladas trazem sensação de estímulo. O uso desse tipo de lâmpada é recomendado para locais com ritmo acelerado de produção ou trabalho, tais como: escritórios, supermercados, restaurantes populares, academias, cozinhas, indústrias, oficinas.
Além do tipo de luz: branca, amarela ou azulada, é necessário o conhecimento dos tipos de luminárias, para obter variados tipos de iluminação: direta, indireta, difusa, cênica etc. Clique AQUI e veja vários tipos de luminárias.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget